Configuração

O Setup permite ajustar as características básicas do EchoLink. Escolha uma das abas no topo para ver as opções MyStation, Servers, Timing, e Audio. Cada uma dessas abas é descrita em detalhes abaixo.

Aba MyStation

A aba MyStation configuras o modo do sistema, o indicativo, e outra informação sobre a sua estação.

 

ModeEscolha o modo apropriado para o EchoLink. Os seguintes modos estão disponíveis:

Para uma descrição completa de cada modo, veja Modos

CallsignDigite o indicativo exatamente como você deseja que ele seja registrado. Se você já registrou, use o mesmo indicativo que você usou anteriormente.  O indicativo deve ter pelo menos 3 caracteres e não pode conter espaços ou pontuação, exceto como parte de um sufixo -L ou -R.

Se você selecionou o modo Sysop, ponha -R ou -L no final de seu indicativo, para indicar uma "repetidora" ou um "link", respectivamente (por exemplo, K1RFD-L). Use -L se o rádio está sintonizado numa freqüência simplex ou -R se o rádio está sintonizado no par de freqüências de uma repetidora local.

Se você selecionou o modo monousuário (Single-User mode), não use um sufixo após seu indicativo.

PasswordSe você já se registrou antes no EchoLink, digite sua senha original aqui. Caso contrário, escolha uma senha que você possa lembrar facilmente, e ela será atribuída a você quando se registrar. Depois de estabelecida, você não pode escolher uma nova senha durante o uso do EchoLink, mas se você achar que a entrou incorretamente, pode redigitá-la após escolher Change Callsign.

Para proteção contra espiada casual, a senha é mostrada somente como uma série de asteriscos. Para mostrar a senha atual, clique no ícone da interrogação.

Store password locally:  Deixe essa caixa marcada se quiser que o EchoLink armazene sua senha no PC (criptografada). Isso permitirá ao EchoLink entrar automaticamente cada vez que o programa for iniciado. Se seu PC for usado por outros, você pode querer desmarcá-la. Se a caixa não estiver marcada, o EchoLink irá perguntá-lo pela senha cada vez que o programa for iniciado.

Change Callsign:  Como precaução contra mudanças inadvertidas, você não pode entrar um indicativo ou senha diferentes sem primeiro escolher Change Callsign. Note que se você estiver conectado a outra estação, você será desconectado quando mudar seu indicativo.

NameEntre seu primeiro nome aqui. Esse nome vai aparecer na tela da outra estação quando você estabelecer contato.

Location:  Entre a localização de sua estação, ou uma descrição de sua função. Isso vai aparecer na lista de usuários disponíveis. Exemplos: "Brasília, DF", ou "Link para PR7JPA-R (146,730MHz), João Pessoa".

Email AddrEntre seu endereço de e-mail. Será usado somente se o suporte do EchoLink precisar contactar você.

Aba Servers

A aba Servers configura a conexão entre o EchoLink e um ou mais Servidores de Registro. Servidores de Registro mantém informação sobre que estações estão registradas, e quais estão atualmente no sistema. Normalmente, essa informação não precisa ser modificada.

Pref 1 até Pref 5:  Mostra cada um dos nomes dos servidores (ou endereços), em ordem de preferência. Se o servidor em Pref 1 não puder ser contatado, o servidor em Pref 2 será tentado, e assim por diante até o Pref 5.

Reset to Defaults:  Se você achou necessário mudar qualquer dos servidores da lista, escolha essa opção para restaurar as configurações originais. Você será perguntado a indicar em que região do mundo está localizado. Essa informação é usada pelo EchoLink para selecionar a melhor combinação de servidores perto de você.

Retry Timeout (sec):  Especifica o número de segundos que o EchoLink irá esperar durante a tentativa de contactar cada um dos servidores na lista. Se o tempo expirar sem sucesso, o EchoLink move para o próximo servidor na lista. O padrão é 10 segundos.

Automatically Dial Connection: Se seu computador usa um modem dial-up para conectar a Internet, marque essa caixa se deseja que o EchoLink disque e estabeleça uma conexão quando iniciar. Se mais que um número estiver definido, escolha o desejado na lista.

Se você usa um serviço dial-up da Internet mas prefere discar a conexão antes de iniciar o EchoLink, não marque essa caixa.

Disconnect on Exit:  Quando a discagem automática está ativada, marcar essa caixa fará com que o EchoLink desligue a conexão quando o programa for fechado.

Aba Timing

A aba Timing configura vários temporizadores de time-out do EchoLink. Limitar o tempo permitido para certas características ajuda a garantir a operação suave do EchoLink e das outras estações no sistema.

Connect AttemptEspecifica quanto tempo o EchoLink irá tentar estabelecer uma conexão com outra estação. Se não houver resposta da outra estação nesse tempo, o EchoLink cancela a solicitação. O padrão é 30 segundos.

Transmit Time LimitEspecifica quanto tempo o EchoLink irá permitir que uma única transmissão (desse computador para outra estação na Internet) dure. Se o limite de tempo estiver chegando, uma mensagem especial aparece próximo a parte de baixo da tela. Se o limite de tempo for excedido, o EchoLink automaticamente para de transmitir. O padrão é 210 segundos. Entre 0 para desativar o limite de tempo.

Receive Time Limit:  Especifica quanto tempo o EchoLink permitirá que a transmissão de outra estação (da Internet para esse computador) dure. Se o limite for excedido, o EchoLink automaticamente desconecta a outra estação. Entre 0 (o padrão) para desativar o limite de tempo.

Inactivity Timeout: Especifica quanto tempo o EchoLink permitirá que uma conexão fique ativa se nenhuma das estações estiver transmitindo. Se o limite de tempo for excedido, o EchoLink automaticamente desconecta. Entre 0 para não especificar um limite de tempo, que é o padrão.

Receive Hang Time:  Especifica quanto tempo o EchoLink permanece no modo “recepção” após a estação remota parar de enviar. Esse valor é especificado em milissegundos (1 segundo = 1000 ms). O padrão é 1200 ms, ou 1,2 segundos. Esse valor raramente deve ser mudado.

Aba Audio

A aba Audio permite que você especifique que placa de som do seu PC deve ser usada, e fazer ajustes para compensar um computador lento ou conexão de Internet lenta.

Input Device e Output Device: Especifica a(s) placa(s) de som ou dispositivo(s) que o EchoLink deve usar para o áudio. Isso é útil quando o EchoLink é usado em um PC com mais que uma placa de som instalada. Na maioria dos casos, a configuração [system default] é apropriada para ambos os itens; quando esta escolha é selecionada, o EchoLink usará os dispositivos de som de Gravação e Reprodução que foram ajustados no Painel de Controle do seu Windows. 

Nota: No modo Single-User, os sinais são sempre reproduzidos usando o dispositivo padrão de reprodução do Windows, independente destas configurações.  Veja Sinais.

Mic Type: Se você estiver rodando no modo Single-User, escolha o tipo de microfone que você tem conectado ao seu PC. As escolhas são Communications Mic (Microfone de Comunicações) e General-Purpose Mic (Microfone de Uso Geral). A configuração padrão é Communications Mic, que não aplica forma ao áudio do microfone. Contudo, se você estiver usando um microfone de uso geral, de resposta de frequência linear, você pode melhorar a inteligibilidade escolhendo General-Purpose Mic, que adiciona um “ganho” nas freqüências altas e médias, para imitar a resposta de um microfone do tipo usado em comunicações. Note que este ajuste não tem efeito no áudio recebido das outras estações pela Internet, nem tem qualquer efeito no modo Sysop.

Open in Full Duplex: Marque esta caixa somente se você algumas vezes recebe uma mensagem de erro, quando você começa a transmitir, sobre o EchoLink sendo incapaz de abrir o dispositivo de som. Quando essa caixa está marcada, o EchoLink irá manter o dispositivo de som aberto para gravação o tempo todo enquanto estiver rodando. Não marque essa caixa se seu computador usa uma placa de som ou driver do tipo "half duplex".

Auto Sample Rate Compensation: Marque essa caixa para permitir ao EchoLink compensar automaticamente variações entre placas de som. Algumas placas de som podem operar até 2% fora da taxa de “sample” desejada, que pode causar buracos periódicos no áudio recebido, mesmo em uma conexão perfeita com a Internet. Quando esse recurso está ativado, o EchoLink detecta esse problema e insere ou remove pacotes para compensar dinamicamente. Você pode perceber essa compensação como um pequeno pulo ou eco periodicamente.

300 Hz High-Pass Filter: Marque essa caixa para chamar um filtro DSP baseado em software que corta o áudio de saída abaixo dos 300 Hz. Isso é freqüentemente útil para remover graves e vários “pops” e “booms” do seu áudio, particularmente se você estiver usando um microfone estilo PC ou de uso geral.  Pode ser usando para filtrar tons PL (subtons)  de um sinal local de RF no modo Sysop, se seu receptor não corta áudio abaixo de 300 Hz. Este filtro não afeta o áudio de entrada (áudio recebido da Internet).

Recording Mode: Ativa ou desativa o recurso de autogravação, e quando ativado, especifica o modo de gravação. Veja Gravação e Reprodução para mais informações.

Folder: Clique nesse botão para escolher em que pasta o EchoLink deve salvar os arquivos de áudio que ele grava. Essa pasta também será a pasta padrão para localizar os arquivos de reprodução. Por padrão, essa é uma subpasta chamada "wav" na subpasta em que o arquivo de programa do EchoLink está instalado.

Network Buffering: Controla quantos dados o EchoLink irá aceitar da Internet antes que ele comece a reproduzi-lo. Esta técnica é conhecida como "buffering", e ajuda a garantir que o áudio recebido não saia cortado devido a variações na temporização da Internet. Movendo o controle deslizante para a direita (para mais buffering) pode produzir áudio mais suave no seu sistema se você estiver conectado a Internet em um link lento, tal como um modem dial-up. Contudo, quanto mais o controle for movido para a direita, maior o atraso no áudio.

PC Buffering: Controla quantos dados o EchoLink vai enviar a sua placa de som do PC de uma vez. Como o “Buffer de Rede”, essa técnica ajuda a garantir áudio suave. Se seu PC é uma máquina antiga, ou está rodando outras tarefas ao mesmo tempo (particularmente se há um monte de acessos ao disco rígido), você pode ter uma performance mais suave movendo o deslizante para a direita.

A ilustração acima mostra as posições padrão dos dois controles deslizantes, que são recomendadas para a operação normal.

Total Audio Delay: Mostra o atraso previsto entre o momento em que a estação remota fala até o momento em que você ouve o som dos seus alto-falantes. Esse valor é atualizado automaticamente a medida que você move os deslizantes Network Buffering e PC Buffering, assim você pode ver o efeito total.

Reset to Defaults: Retorna os controles deslizantes Network Buffering e PC Buffering as suas posições padrão.

 

Nota: Se você está rodando o Windows 98 o maior, pode escolher Adjust Volume do menu Tools para ajustar os níveis de áudio de reprodução ou gravação.  Em todas as versões do Windows, você pode escolher o ícone Sons no Painel de Controle do Windows, ou dar um duplo clique no ícone de alto-falante que aparece próximo do canto inferior direito da sua tela. Para mais informação, veja Ajuste da Placa de Som .