Ajuste da Placa de Som

PCs modernos geralmente são equipados com uma “placa de som”, que permite que sons sejam capturados e reproduzidos pelo computador. O EchoLink depende da placa de som (ou equivalente embutido) para trocar áudio com outras estações na Internet.

A configuração mais comum para o EchoLink é a mesma que conectar um par de caixas amplificadas no conector "speaker out", e plugar um microfone no jaque "mic in". Muitos outros programas multimídia funcionam com essa mesma configuração.

Volume de Reprodução

O sistema operacional Windows inclui um programa utilitário para o ajuste de níveis, ou volume, de som entrando e saindo da placa de som. Você pode acessar esse utilitário, chamado Controle de Volume do Windows, dando um clique duplo no pequeno ícone de alto-falante próximo do canto inferior direito da sua tela. Você irá ver uma série de controles deslizantes similares ao diagrama abaixo.

Certifique-se que os controle “Volume” e  “Wave” estão pelo menos acima da metade, e a caixa "Mute" (Sem áudio) de cada um não esteja selecionada. Você pode se quiser selecionar Mute para todos os outros controles, ou deslizá-los todos para baixo, para evitar interferência.

Seu sistema ode usar nomes diferentes de “Controle de Volume” e “Wave”, tais como, Master Volume e Wave Out.

Volume de Gravação

Um jogo separado de controles ajusta o nível, ou volume, para o microfone. Para acessar esses controles, siga os passos acima para o Volume de Reprodução, e então faça o seguinte:

  1. No menu Opções, escolha Propriedades.
  2. Na seção marcada como “Ajustar volume para”, escolha “Gravação”.
  3. Escolha OK.

Você verá um jogo diferente de controles deslizantes, similar ao diagrama abaixo.

O Volume de Gravação varia consideravelmente de computador para computador. No exemplo mostrado acima, há controles separados para Line (Linha) e Microfone. Se você tiver um microfone conectado ao jaque de microfone do computador, deslize o controle pouco acima da metade e marque a caixa de seleção dele. Seu computador também pode ter um controle “mestre” de gravação; se tiver, mova-o para pouco acima da metade. Mova todos os outros deslizantes para baixo para evitar interferência.

Se você estiver usando o EchoLink no modo Sysop, você provavelmente terá o áudio do seu receptor conectado ao conector Line In do computador, ao invés do Mic. Se assim for, suba o deslizante Line, e desça (ou desmarque) o deslizante Microfone.

Monitorando Seus Níveis

Enquanto você está falando com outra estação usando o EchoLink, observe o Medidor de Nível de Áudio próximo da parte de baixo da tela enquanto fala. O medidor deve saltar pelo menos para a área amarela nos picos de voz, mas sem ir para a escala cheia. Ajuste o Deslizante do Microfone (descrito acima), se necessário.