Lista de Estações

A área da Lista de Estações na tela mostra cada estação que está atualmente “logada” (realizou o processo de Login) no sistema, e o status atual de cada estação. 

As estações estão freqüentemente entrando e saindo do sistema, ou mudando seu status de "On" (disponível para um QSO) para "Busy" (já está num QSO).  Contudo, a Lista de Estações se atualiza periodicamente, assim ela sempre mostra informação atualizada.

Duas "vistas" diferentes da Lista de Estações estão disponíveis: a vista Index View e a Explorer View. Você pode mudar de uma para a outra a qualquer momento selecionando uma das abas no rodapé da Lista de Estações, ou pressionando Alt-PageDown.

Apesar de ambas as vistas mostrarem a mesma lista de estações “logadas”, a vista Index View mostra as estações como uma lista simples, enquanto a Explorer View organiza as estações em várias pastas e subpastas, similarmente ao Microsoft Windows Explorer. Muitos operadores irão preferir a Explorer View, particularmente quando muitas estações estão logadas de uma vez. Cada vista é descrita em detalhes abaixo.

Index View

Na Index View, todas as estações logadas são mostradas como uma lista que pode ser percorrida.

O cabeçalho acima da lista mostra o número de estações que estão atualmente logadas, e a porcentagem de estações onde o status é "busy". 

As colunas na lista mostram o tipo da estação e o indicativo, status, hora local, localização, e número de nó. Essas colunas são descritas em detalhes abaixo.

Station: Mostra o indicativo e um ícone indicando o tipo da estação. Os tipos de estação são repetidores, links, usuários, e servidores de conferência.  Note que repetidoras tem um sufixo -R após o indicativo, e links simplex tem um sufixo -L. Cada tipo de estação também é mostrado em uma cor diferente; estações que estão na sua Lista de Alarmes são mostradas em vermelho. Use o teclado ou mouse para percorrer ou selecionar uma estação na lista. Para conectar a uma estação, dê um clique duplo nela, ou selecione ela e pressione Enter.

Status: Indica quando a estação está disponível para um QSO. "On" indica que a estação está livre, ou pronta. "Busy" indica que a estação já está eu um QSO ou caso contrário não está aceitando conexões.

Time: Mostra a hora local, como reportada por cada estação. É útil para entender as diferenças de horário entre as estações ao redor do mundo. Devido a esse ser o horário que o relógio do PC da estação está ajustado, você pode perceber alguns erros devido a alguns relógios dos PCs estarem ajustados incorretamente (Um erro comum é confundir AM com PM).

Location: Mostra a localização da estação ou descrição, como entrado pelo operador. Se essa informação foi entrada pelo operador em maiúsculas, é mostrado lá em iniciais maiúsculas para economizar espaço. Os operadores algumas vezes usam esse campo para mostrar comentários sobre seu status atual. Um número em parênteses geralmente indica o número de outras estações que estão atualmente conectadas.

Node: Mostra o número de nó da estação. Números de nó são atribuídos de forma exclusiva. Sabendo o número de nó de uma estação é útil se você desejar conectá-la usando comandos DTMF em um link simplex ou repetidor.

Essa lista pode ser ordenada de várias maneiras diferentes. Por padrão, a lista é ordenada pela coluna Station (tipo da estação e indicativo). Todos os links de repetidora são mostrados primeiro, seguidos por links simplex, então usuários, então servidores de conferência. Dentro de cada tipo de estação, cada estação é listada alfabeticamente por indicativo.

Para ordenar em uma coluna diferente, clique na linha da título da coluna no topo. Se você clicar no mesmo título uma segunda vez, a lista será ordenada em ordem inversa.

A vista Index View também pode ser navegada usando o teclado. Para detalhes, veja Atalhos de Teclado.

As estações que acabaram de logar desde a última atualização são destacadas em amarelo. As estações que tiveram seus status mudados (de livre para ocupado, ou vice-versa) desde a última atualização são mostradas com a sua coluna de status destacada em amarelo. As estações que foram adicionadas a sua Lista de Alarmes são mostradas em vermelho.

O EchoLink fornece várias opções para filtrar itens que são mostrados na vista Index View. Essas opções estão disponíveis na aba Listing da tela de Preferências screen. Para detalhes, veja Aba Listing.

Explorer View

Na Explorer View, todas as estações logadas são mostradas dentro de cada um dos vários grupos de pastas e subpastas. Essa apresentação é familiar aos usuários do Microsoft Windows Explorer, apesar de que a informação mostrada são estações, ao invés de arquivos.

Muitas das pastas contém subpastas. Para ver a lista de subpastas, clique no pequeno sinais de mais à esquerda da lista de pastas no lado esquerdo. Se você der um clique duplo numa pasta, seu conteúdo é mostrado no lado direito. Uma pasta pode conter estações, subpastas, ou uma combinação de ambos. O número em parênteses após o nome de uma pasta indica o total de estações que ela contém, incluindo aquelas em qualquer subpastas.

Dentro de cada pasta, as estações são listadas alfabeticamente. Um ícone indica quando a estação é um link de repetidora, um link simplex, servidor de conferência, ou usuário. Estações ocupadas são mostradas em azul. Movendo seu mouse sobre o nome de uma estação mostra informações adicionais sobre a estação.

Para localizar e conectar a uma estação, abra a pasta apropriada até que a estação seja mostrada na lista do lado direito, então dê um duplo clique no indicativo da estação.

A vista Explorer View pode também ser navegada usando o teclado. Para detalhes, veja Atalhos de Teclado.

A vista Explorer View também inclui pastas especiais para Alarmes, Favoritos, e Novas Estações, contendo informação não disponível na vista Index View. Cada tipo de pasta é descrito abaixo.

Locations

Essa pasta contém estações logadas organizadas por continente e país. Por causa do grande número de estações nos Estados Unidos, as estações são mais divididas ainda, por área de indicativo. 

Nota: A informação de Localização é baseada unicamente nos prefixos de indicativo da ITU, não em outras categorizações tais como as entidades DXCC. Por essa razão, estações em territórios desmembrados aparecem na mesma pasta das estações que estão em sua nação reconhecida, mesmo se elas estiverem localizadas em uma parte diferente do mundo.

Node Types

Essa pasta contém subpastas para cada um dos quatro tipos de nó. Cada estação que estiver na pasta Locations também está listada lá.

New

Essa pasta contém estações que legaram no EchoLink desde a última vez que a lista foi "atualizada". Normalmente, a lista se atualiza a cada 5 minutos. Você pode também atualizar a lista pressionando F5, ou clicando no ícone Refresh na barra de ferramentas. Cada vez que a lista é atualizada, os conteúdos da pasta New (Novo) são apagados e atualizados. As estações na pasta  Stations da pasta New também aparecem nas pastas Locations e Node Types.

Alarms

Essa pasta contém as estações que foram adicionadas a sua Lista de Alarmes. Essas estações podem ou não estar logadas atualmente. Se uma estação não estiver logada (logged off), seu indicativo aparece em texto cinza, ao invés de preto ou azul, e seu ícone é escurecido. Um alarme irá soar quando o EchoLink detectar que qualquer das estações nessa lista entrarem (log on), saírem (log off), ou mudarem de status (Essa notificação não é imediata, pois ela depende das atualizações periódicas da Lista de Estações).

Favorites

Essa pasta contém estações que você colocou nela para referência futura. Assim é fácil localizar certas estações "favoritas", mesmo quando muitas estações estão logadas. Você pode criar suas próprias subpastas em Favorites para organizar as estações em grupos. Você pode também ter cada novo QSO adicionado aos Favoritos automaticamente; veja Preferências.

Adicionando Estações a Alarmes ou Favoritos

Você pode adicionar uma estação aos Alarmes ou Favoritos de diversas formas:

Apagando Estações de Alarmes ou Favoritos

Para apagar uma estação de Alarms ou Favorites, selecione a(s) estação(ões) e pressione a tecla Delete, ou clique com o botão da direita e escolha Delete.

Favoritos Salvos

Seus favoritos são armazenados em um arquivo de texto chamado "favorite.txt" na mesma pasta do EchoLink.exe. Você pode editar esse arquivo diretamente se assim desejar.

Nota: Fora dos Estados Unidos, "Favorites" aparece como "Favourites" (ou até mesmo “Favoritos”).