Conferência com o EchoLink

Conferência (Conferencing) refere-se à capacidade do EchoLink de conectar a mais de uma estação ao mesmo tempo pela Internet. Cada estação se torna um participante numa conferencia. É comum aos participantes da conferência transmitir um de cada vez, como em uma rodada. Quando conectado dessa forma, cada membro da conferência  pode ouvir os comentários dos outros membros. Mensagens de texto no bate-papo são enviadas a todos os usuários participantes.

O EchoLink suporta conferência como uma opção, tanto no modo Usuário Simples (Single-User) quanto no modo Operador do Sistema (Sysop). A opção Conferência é desativada por padrão. Para ativar a conferência, mude a configuração na aba Connections da janela Preferences. Para mais informação, veja Preferências.

A Conferência não é recomendada se você está conectado à Internet por uma conexão lenta, , tal como um modem dial-up. Mesmo com conexões de alta velocidade, seja cuidadoso sobre o ajuste do limite de conexão, pois cada conexão adicional na conferência requer aproximadamente 17 kbps de largura de banda de subida. Por exemplo, uma conexão típica de modem a cabo (cable-modem) fornece somente 128kbps de subida, que pode suportar um máximo de aproximadamente 7 ou 8 estações em uma conferência. Para mais informações, veja Indicador de Largura de Banda Baixa.

Note que quando a conferência está ativada, você pode montar uma conferência estabelecendo conexões para outras estações você mesmo, ou esperando elas conectarem a você. Uma característica interessante no modo Sysop é a capacidade de montar uma conferência entrando comandos no servidor Web embutido do EchoLink de algum local remoto na Internet.

Por favor seja discreto quando montar uma conferência. É considerada má prática de operação colocar uma estação dentro de uma conferência que já tenha uma conversação em andamento, a menos que você esteja certo que a nova estação irá aceitá-la.

Multiconferência

Multiconferência é a conexão de uma conferência em outra. Versões anteriores do EchoLink incluíam proteções para evitar multiconferência, pois não havia uma forma confiável para prever e detectar loops de conferência, em que mais que um caminho é estabelecido entre os conferentes. 

O suporte para multiconferência agora está disponível como uma opção na versão 1.7 ou maior do EchoLink. O recurso multiconferência é desativado por padrão.  Para ativá-lo, marque a caixa Allow multi-conferencing na aba Connections da janela Preferences.

Quando a multiconferência está ativada, o software permitirá a hospedagem de uma conferência consistindo de qualquer tipo de estação, incluindo conferências e servidores de conferência.

Quando a multiconferência estiver desativada, o EchoLink obedecerá as seguintes regras:

  1. Se uma estação já estiver conectada, o EchoLink não tentará conectar a um servidor de conferência.
  2. Se uma estação já estiver conectada, o EchoLink não tentará conectar a uma estação EchoLink que já esteja conectada (se ambas as estações estiverem usando EchoLink versão 1.1 ou maior).
  3. Se já estiver conectado a um servidor de conferência, nenhuma estação adicional poderá conectar a sua.
  4. Se já estiver conectado a uma conferência EchoLink que estiver rodando a versão 1.1 ou maior, estações adicionais não podem conectar na sua.