Gravação e Reprodução

O EchoLink tem funções embutidas para a gravação de um QSO como um arquivo WAV, ou reprodução de um arquivo gravado anteriormente WAV ou MP3 durante um QSO. Essas funções são descritas abaixo.

Modo de Gravação

O EchoLink pode gravar QSOs automaticamente quando eles começarem, e parar quando eles terminarem. Isso é particularmente útil para nós Sysop que desejam ter logs detalhados de atividade.

Para ativar esse recurso, escolha o Modo de Gravação desejado na aba Audio do menu principal de configuração, na janela Setup. Os modos disponíveis são como segue:

No recording:  QSOs não são gravados automaticamente. Contudo, um QSO em andamento pode ser gravado selecionando Start Recording no menu Tools.

Record by QSO: QSOs são gravados automaticamente. Cada QSO é salvo como um único arquivo WAV, nomeado de acordo com a data e hora que o QSO começou.

Record by Callsign:  QSOs são gravados automaticamente. Cada transmissão durante o QSO é salva como um arquivo WAV separado, nomeado de acordo com o indicativo da estação que estiver fazendo a transmissão, e a data e hora.

O EchoLink criará todos os arquivos WAV em uma única pasta. Por padrão, essa pasta é chamada "wav", e fica dentro da pasta em que o arquivo de programa do EchoLink foi instalado. Para mudar a pasta, escolha Setup no menu Tools, clique a aba Audio, e clique no botão Folder.

Nota: Arquivos WAV usam aproximadamente 27 MB de espaço em disco por hora de áudio gravado. Para economizar espaço em disco, os períodos de silêncio entre as transmissões são removidos dos arquivos WAV produzidos pelo EchoLink. Contudo, quando fizer gravações, cheque periodicamente o espaço livre do disco do seu computador para evitar que se esgote.

Controles de Gravação e Reprodução

Controles de Gravação e Reprodução são fornecidos no menu Tools, e também como ícones na barra de ferramentas. Esses controles estão disponíveis somente enquanto um QSO está em curso (por exemplo, somente quando uma estação está conectada).

Start Recording: Começa a gravação do QSO como um único arquivo WAV. Um indicador vermelho piscante aparecerá na barra de status bar para lembrá-lo que um arquivo WAV está sendo gravado.

Play Sound File: Abre uma caixa de diálogo que permite a seleção de um arquivo WAV ou MP3 para reprodução. Se um arquivo WAV for selecionado, ele deve ser no formato 8-bit, PCM, 8000 Hz, Mono. Imediatamente após a seleção do arquivo, o EchoLink transmite e começa a reproduzir o arquivo. Durante a reprodução, o áudio é ouvido por todas as estações conectadas. Você também ouvirá o áudio através dos Alto-falantes do PC se seu computador tiver um dispositivo de som full-duplex. (No modo Sysop, o áudio também é transmitido pelo link local). Uma seta verde piscante aparece na barra de status para lembrá-lo que a reprodução de som está em curso.

Stop:  Para a gravação ou reprodução (Se for uma gravação, o arquivo é automaticamente apagado se nada mais que silêncio tiver sido gravado).

Pause Playback:  Temporariamente suspende a reprodução de um arquivo de som, e para de transmitir. Escolha esse controle novamente para continuar a reprodução. Enquanto a reprodução estiver pausada, a seta verde piscante na barra de status continua aparecendo, para lembrá-lo que a reprodução de um arquivo de som está pausada.