Perfis (Profiles)

As modificações feitas a qualquer configuração do EchoLink são armazenadas no disco rígido do computador, e são restauradas cada vez que o programa é iniciado. 

Para conveniência, o EchoLink permite que qualquer número de combinações de configuração diferentes sejam armazenadas separadamente, e tenham um nome descritivo. Isso é útil se você quiser mudar entre duas (ou mais) configurações usadas com frequência, tais como os indicativos de marido e esposa compartilhando o mesmo computador.

Para usar esse recurso, escolha Profiles no menu File. A lista dos perfis definidos atualmente é mostrada; por padrão, somente o perfil chamado MAIN (Principal) é definido. (O perfil Principal não pode ser apagado ou renomeado).

Para criar um novo perfil, escolha New, e entre com um nome para o perfil. Escolha se quer que o novo perfil comece com as configurações atuais, ou com configurações padrão. (Se você escolher a configuração padrão, o Assistente de Configuração - Setup Wizard irá aparecer na primeira vez que o perfil for chamado). O EchoLink irá criar um atalho na seção Programas do seu menu Iniciar no Windows para o novo perfil, e opcionalmente também poderá criar um atalho na Área de Trabalho do Windows. Você pode usar qualquer um desses atalhos para iniciar o EchoLink diretamente com qualquer dos perfis que você definiu.

Para mudar de um perfil para outro, clique duas vezes no nome do perfil na lista de perfis disponíveis. Você também tem a opção de ser solicitado a escolher um perfil cada vez que o EchoLink iniciar, ou para iniciar um perfil específico automaticamente. (Por padrão, o EchoLink sempre inicia com o perfil MAIN). Se você estiver rodando no modo Sysop, você também pode usar o comando DTMF ProfileSelect para mudar para outro perfil remotamente.

Se um perfil outro que MAIN foi selecionado, o nome do perfil aparecerá na barra de título do programa. Qualquer mudanças feitas às configurações do programa  são automaticamente armazenadas no perfil selecionado; nenhum dos outros perfis será afetado. Se houver um ajuste que você queira aplicar a todos os perfis, terá que mudar para cada um separadamente e fazer a mesma alteração em cada perfil.

Os Perfis e todas as outras configurações do EchoLink são armazenadas não seção Current User do Registro do Windows. Se você estiver usando o recurso “Perfil de Usuário” do Windows, em que cada usuário do PC faz login no início do Windows, lembre-se que modificações feitas às configurações do EchoLink por um usuário não se aplicam a outros.

O EchoLink também aceitará um nome de perfil como argumento da linha de comando quando o programa iniciar. O formato desse argumento é "-p" seguido pelo nome do perfil, sem quaisquer espaços extras. Por exemplo, para iniciar o perfil chamado "LINK", use "echolink.exe -pLINK". Isso permite criar um jogo de atalhos para chamar perfis diferentes do EchoLink na Área de Trabalho do Windows.

No modo Sysop, um comando DTMF está disponível para mudar o sistema de um perfil para outro remotamente. Por padrão, esse comando é B#n, onde n é o número do perfil desejado. O perfil MAIN é sempre 0, e outros perfis são numerados de acordo com a ordem da lista na janela de perfis, começando com 1. Use esse comando com cuidado, pois o perfil selecionado pode mudar o EchoLink para o modo single-user, em que não serão mais aceitos comandos DTMF para retornar.