Modos

O EchoLink opera em um de dois modos. A escolha dos modos é feita durante o Setup, e pode ser mudada a qualquer momento via a aba MyStation na tela de Settings.

Modo Single-User

Escolha Single-User mode se você pretende usar seu PC para conectar a outras estações EchoLink pela Internet, usando o microfone e alto-falante do seu PC para se comunicar. Essa opção é apropriada se você não pretende conectar equipamento de rádio ao seu PC para operar um nó de link ou repetidora.

Para esse modo não é necessária nenhuma interface especial para usar o EchoLink. Se você pretende usar o modo single-user, entre seu indicativo sem qualquer sufixo especial.

Modo Sysop

Escolha Sysop mode se você conectou (ou pretende conectar) um transceptor ao seu PC, com o objetivo de fazer seu equipamento de rádio acessível a outros usuários do EchoLink que estiverem conectando através da Internet. Esse modo geralmente requer uma interface especial de hardware entre o seu PC e o seu transceptor. Para mais informações, veja Interfaceamento.

Se você pretende usar o modo Sysop, entre seu indicativo com um sufixo -L ou -R.  -L significa um Link Simplex e -R significa um Repetidor. Por favor use -R se seu link será sintonizado no par de freqüências de uma repetidora local (ou conectado diretamente a ele), mesmo se o seu indicativo não for igual ao da repetidora. 

Link Simplex

Um link simplex é tipicamente um transceptor sintonizado a uma freqüência quieta simplex. As estações no alcance local podem se comunicar com as estações conectadas pelo EchoLink, mas não uma com a outra, a menos que elas estejam dentro do alcance simplex uma da outra também.

Repetidora

Um link de repetidor é tipicamente um transceptor sintonizado no par de freqüências de uma estação repetidora local. Esse tipo de link age como uma ponte entre a repetidora e o EchoLink. Qualquer estação no alcance do repetidor pode se comunicar com estações conectadas pelo EchoLink, e também com qualquer outra estação na área de alcance da repetidora.

Se um PC e conexão com a Internet estiverem disponíveis no sítio do repetidor, também é possível conectar o EchoLink diretamente ao repetidor. Uma vantagem desse tipo de arranjo é que pode não ser necessário depender do VOX para detecção de portadora. Para mais informações, veja Interfaceamento.