Janela de Estatísticas de Conexão

A Janela de Estatísticas de Conexão mostra informações detalhadas sobre as estações conectadas atualmente. Esta informação é útil no modo Conferência, quando mais que uma estação está conectada, ou para ajudar a diagnosticar problemas relacionados à rede. Para mostrar a Janela de Estatísticas de Conexão, escolha o item Connection Statistics do menu View.  A janela “flutua” sobre a tela do EchoLink, e pode ser movida quando necessário arrastando a barra de título.

A metade superior da janela mostra cada estação que está conectada atualmente (por indicativo e nome), assim como o nome DNS na rede ou endereço de IP. Se uma das estações conectadas estiver transmitindo, seu indicativo é destacado em amarelo. Clique com o botão da direita do mouse em qualquer indicativo das estações para mostrar um menu das opções seguintes:

Disconnect (Desconectar):  Desconecta essa estação. Isso é particularmente útil quando uma conferência está em curso, e você deseja desconectar somente uma estação da conferência.

Station Info (Informação da Estação):  Mostra o arquivo de informação da estação, que é normalmente mostrado na tela principal do EchoLink, exceto quando uma conferência está em curso. Esta é uma forma conveniente de ler o arquivo de informação da estação enquanto uma conferência está sendo executada.

A metade inferior da tela mostra contadores de “pacotes” que foram enviados ou recebidos durante a conexão atual (ou desde a primeira conexão, se mais de uma estação está conectada). O item Compensation (Compensação) mostra o número de pacotes adicionados ou retirados para compensar taxas de amostragem incorretas, se a opção Auto Sample Rate Compensation estiver ativada. Escolha Clear para reiniciar os contadores de volta a zero.

Três “barras de progresso” mostram o tamanho de cada um dos vários buffers usados pelo EchoLink. 

A barra Send mostra o número dos pacotes esperando na fila para serem enviados pela Internet; em uma boa conexão com a Internet, essa barra deve ser próxima de zero. Se a barra vai muito para a direita, ela pode indicar um problema temporário com a largura de banda da conexão com a Internet.

A barra Net mostra o número de pacotes recebidos da Internet esperando o processamento pelo EchoLink. Normalmente, durante a recepção de sinal de outra estação, esta barra deve estar aproximadamente na metade da escala.

A barra Audio mostra o número de buffers de áudio esperando o processamento pela placa de som.