Indicador de Largura de Banda Baixa

O EchoLink inclui uma característica que mostra um indicador de alerta sempre que a Largura de Banda disponível não for suficiente para manter a taxa de dados sendo enviados pelo EchoLink.Tipicamente, isso pode ocorrer quando o recurso Conferência (Conferencing) está ativado, e a conexão com a Internet não tem capacidade suficiente para suportar o número de conferentes que estão conectados. Isso pode facilmente ocorrer em uma conexão discada (dial-up) se duas ou mais estações entraram na conferência. (Por essa razão, ativar Conferência não é recomendado para estações EchoLink numa conexão dial-up).

Lembre-se que para cada estação entrando numa conferencia, a estação que hospeda a conferência precisa de 17 kbps adicionais de largura de banda de saída para a Internet. Se duas estações entraram na conferência, cada transmissão da estação hospedeira deve ser enviada para ambos os conferentes, precisando de um mínimo de 34 kbps. Assim, apesar do nome, uma conexão "dial-up" de "56k" perfeita fornece somente 33.6 kbps de banda de subida (upstream), que é insuficiente para conferência.

Uma situação de largura de banda baixa também pode ocorrer em uma conexão normal, um-para-um, se uma conexão com a Internet mais lenta que 28.8 kbps estiver em uso, por exemplo, se um modem 14.4 kbps estiver sendo usado para conectar a Internet.

Um indicador de “largura de banda baixa” irá aparecer no canto inferior direito da tela quando a largura de banda para a Internet for insuficiente. O indicador é um triângulo amarelo com uma exclamação: . Quando isso acontecer, o programa vai continuar funcionando normalmente, mas as estações do outro lado vão provavelmente ouvir cortes ou falhas no áudio. O indicador vai desaparecer quando a largura de banda voltar a ser suficiente.